Infraestrutura
Santos Dumont receberá novo sistema de ar-condicionado
Transporte aéreo
O Aeroporto Santos Dumont está se preparando para o verão carioca. O objetivo é ficar mais agradável, espaçoso e seguro para receber os turistas de férias e os viajantes a negócios no Rio de Janeiro.
Na série de preparação estão medidas como a melhora do sistema de ar-condicionado e refrigeração do terminal, a ampliação das áreas de alimentação com obras no 2º piso e reconstrução do pátio de aeronaves. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, assinaram nesta quinta-feira (9) contrato para início das obras.
Para Moreira Franco, as melhorias no Santos Dumont vão acabar com o “quase suplício” sofrido pelos passageiros no verão. A área do conector, onde é feito o embarque, é toda de vidro, e esquenta demais naquela época do ano.
“O projeto, seja por imposições de natureza legal, seja pelo meio ambiente ou pela preservação do projeto arquitetônico, transforma esta área em uma verdadeira estufa. A Infraero vem procurando soluções que resolvam o problema.”
Serão instalados novos equipamentos de refrigeração, que aumentarão a potência do ar-condicionado do conector em 25%, além de geradores que irão garantir o fornecimento de energia ao sistema. Isso vai evitar a interrupção da refrigeração do ar e a demora na diminuição da temperatura do ambiente. Nos episódios em que houve falha no sistema, foi preciso esperar até três horas para que a temperatura diminuísse a níveis confortáveis para os usuários.
Além disso, para reduzir o calor, será aplicada uma película protetora nos vidros do conector e no terminal de passageiros 2 e reformadas as torres de resfriamento. Também serão substituídas 2.800 lâmpadas por lâmpadas de LED, que emitem menos calor.
Obras
Também serão concluídas, em oito meses, as obras do segundo piso de embarque. Entre as melhorias está a ampliação da praça de alimentação, que ganhará mais 12 pontos comerciais.
Moreira Franco lembrou que essa é uma medida que vai ao encontro da filosofia de se criar um ambiente de concorrência em que o cliente seja referência principal, com serviços de alimentação a preços mais baixos. “A maneira que o mercado e a realidade nos permite alcançar esse objetivo é aumentar a oferta. É isso que vai se conseguir com as obras do segundo andar para ampliar a oferta de serviços de alimentação.”
O ministro também visitou as obras de reconstrução do pátio de aeronaves, iniciadas em abril de 2013 e com previsão de término em agosto de 2015. Ao todo serão refeitos 73 mil metros quadrados, com investimentos de mais de R$ 36 milhões apenas nesse item das obras de melhorias do Santos Dumont.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















