Infraestrutura
Venda de arroz especial é pauta de evento em Alagoas
Baixo São Francisco
Seminário sediado em Alagoas debateu, durante toda a semana, características, manejo, potencialidades e comercialização de variedades de arroz especiais.
O evento teve a participação de agricultores familiares irrigantes dos perímetros Boacica, em Igreja Nova, e Itiúba, em Porto Real do Colégio, ambos geridos pela Codevasf.
Dois pesquisadores da Embrapa, José Manuel Colombari Filho e José Almeida Pereira, percorreram áreas de cultivo de arroz e perímetros irrigados, além de ministrar palestras.
José Manuel Colombari Filho abordou as características, manejo, potencialidades e comercialização de arrozes especiais.
Entre os temas discutidos, estiveram a qualidade de grãos e as estratégias para promoção do consumo desses tipos de arroz. Para Colombari, a região do Baixo São Francisco possui características que permitem o cultivo de arrozes especiais.
A região possui particularidades que permitem dar ao produto um valor agregado que pode abrir mercados. “Aqui, o produtor pode associar seu produto à cultura e gastronomia locais, mais o ecossistema do Baixo São Francisco, e valorizar a origem do produto."
Arroz vermelho
O pesquisador José Almeida Pereira falou sobre características, manejo, potencialidades e comercialização do arroz vermelho.
Segundo ele, a produção esse tipo de arroz especial está concentrada especialmente em duas bacias hidrográficas da Paraíba, as do Vale do rio do Peixe e do Vale do Piancó, e em uma bacia hidrográfica do Rio Grande do Norte, o Vale do rio Apodi.
Para ele, a região do Baixo São Francisco apresenta características que a habilitam ao cultivo do arroz vermelho.
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















