Infraestrutura
Aneel define nova tarifa de repasse da potência de Itaipu
Mercado de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Anee) aprovou a tarifa de repasse da potência oriunda da usina hidrelétrica Itaipu para o ano de 2015, no valor de US$ 38,07/KW, com vigência de 1° de janeiro a 31 de dezembro de 2015, representando uma variação de 46,14% em relação à tarifa aprovada para o ano de 2014.
A tarifa de repasse é aplicada à prestação dos serviços de eletricidade da UHE Itaipu e o valor é fixado em dólares americanos por quilowatt de potência mensal contratada. As faturas são pagas em reais e é utilizada para conversão a taxa média de venda calculada pelo Banco Central do Brasil, no dia útil imediatamente anterior ao do pagamento da fatura.
As concessionárias de distribuição devem recolher à Eletrobrás, mensalmente, para crédito da conta Comercialização da Energia Elétrica de Itaipu, o valor resultante da multiplicação da quota mensal da potência contratada pela tarifa de repasse da UHE Itaipu.
Na mesma reunião, a agência indeferiu o pedido de revisão extraordinária da tarifa de repasse da potência oriunda da UHE Itaipu para o ano civil de 2014 feito pela Eletrobrás.
A estatal alegou falta de cobertura tarifária para o pagamento das operações financeiras da usina no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e inadimplência de concessionárias no pagamento das quotas de energia.
Para sanar o problema, a diretoria determinou à área técnica que realize até 28/2/15 fiscalização dos procedimentos adotados pela Eletrobrás na contabilização dos valores na Conta de Itaipu.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















