Infraestrutura
Ministério do Planejamento divulga 11º Balanço do PAC 2
Investimentos
Os resultados do segundo ciclo de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão anunciados nesta quinta-feira (11), pela manhã. O evento acontecerá no Palácio do Itamaraty, em Brasília, e contará com a participação de ministros e representantes das pastas que integram o programa.
O credenciamento será realizado no local do evento. Após a apresentação, o Balanço completo estará disponível no site oficial do PAC 2 .
Nos seus primeiros quatro anos, o PAC ajudou a dobrar os investimentos públicos brasileiros (de 1,62% do PIB em 2006 para 3,27% em 2010) e ajudou o Brasil a gerar um volume recorde de empregos – 8,2 milhões de postos de trabalho criados no período.
10º Balanço
Os resultados do 10º Balanço do Programa foram divulgados em junho deste ano. Em sua segunda edição, ministros informaram os números de diversos eixos. Ao todo, o PAC já concluiu 95,5% das ações previstas para o 2011-2014 e executou 84,6% dos recursos previstos.
Segundo dados, o Programa tem sido fundamental para o Brasil manter baixas taxas de desemprego, 5% em abril de 2014.
As taxas de emprego na área de infraestrutura, contudo, cresceu o dobro do crescimento do emprego total no País, desde o lançamento do PAC em 2007. Enquanto o emprego total cresceu 4,2% ao ano, o emprego em infraestrutura cresceu 8,5% ao ano.
Os investimentos em infraestrutura impactaram também na renda do trabalhador. Houve elevação de 10,4%, em termos reais, do salário médio daqueles que trabalham da infraestrutura, aumentando seu poder de compra. Confira o 10º balanço completo.
Sobre o PAC
Criado em 2007, no segundo mandato do presidente Lula (2007-2010), o Programa de Aceleração do Crescimento promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país, contribuindo para o seu desenvolvimento acelerado e sustentável.
Em 2011, o PAC entrou na sua segunda fase, com o mesmo pensamento estratégico, aprimorados pelos anos de experiência da fase anterior, mais recursos e mais parcerias com estados e municípios, para a execução de obras estruturantes que possam melhorar a qualidade de vida nas cidades brasileiras.
Também é possível seguir o perfil do PAC 2 no Twitter e acompanhar as principais informações do programa.
O PAC 2 também está presente em outras redes sociais como Flickr e YouTube.
Ministério do Planejamento divulga 11º Balanço do PAC 2 - http://t.co/1Z2GPSuBIN
— Planejamento.gov.br (@planejamentobr) 10 dezembro 2014
Fonte:
Portal Brasil com informações do Ministério do Planejamento e PAC
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















