Infraestrutura
Trechos do porto de Santos terão profundidade de 13 metros
Setor portuário
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) anunciou que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado (profundidade) de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 metros no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário. Ou seja, a profundidade em que cada navio está submerso na água será de 13,2 metros.
A decisão foi estabelecida da reunião com a presença do presidente da Codesp, Angelino Caputo.
De acordo com o executivo, a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que também seja elevado para 13,2 metros.
Caputo destacou a atuação da Codesp na busca da recuperação do calado operacional do porto, afirmando “fizemos algumas contratações rápidas para proporcionar esse resultado excepcional a toda a comunidade portuária santista no menor tempo possível.”
De acordo com o presidente, isso propiciará uma igualdade comercial em todos os trechos do porto.
Existe a expectativa de uma nova licitação com prazo mais curto a ser realizada pela Secretaria de Portos (SEP). A meta do governo federal é assinar o contrato, iniciar os estudos para o projeto executivo e começar a dragar em 2015.
O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor.
No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., vencedora do certame licitatório. Em 2014, foram dragados 2,350 milhões de metros cúbicos de sedimentos no canal de navegação.
Fonte:
Secretaria de Portos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















