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Infraestrutura

Balanço da Anac aponta 7,7% de voos atrasados durante a manhã

Transporte aéreo

Agência de aviação civil informa que houve índice de cancelamento de 19% no período aputado entre 6h e 9h da manhã
por Portal Brasil publicado: 22/01/2015 16h36 última modificação: 22/01/2015 16h36

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que os percentuais de atrasos e cancelamentos apurados entre 6h e 9h da manhã foram de 7,7% de atrasos e 19% de cancelamentos.

As empresas aéreas e os operadores aeroportuários acionaram seus planos de contingência e estão readequando suas malhas aéreas para evitar maiores transtornos aos passageiros, segundo a agência de aviação civil.

A diretoria da agência está mobilizada monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações.

O acompanhamento feito pela Anac busca manter os níveis de segurança de voo e da qualidade de serviço oferecido aos passageiros.

Consulte o boletim divulgado pela Anac na manhã desta quinta-feira (22).

Direitos do passageiro

A Anac fiscalizará a prestação de assistência aos passageiros pelas companhias aéreas, conforme dispõe a Resolução nº 141/2010 da Anac.

Pela norma, é dever da companhia aérea informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo.

Além disso, a companhia deve oferecer facilidade de comunicação (ligação telefônica, Internet e outros) para atrasos superiores a 1 (uma) hora; alimentação adequada para atrasos superiores a 2 (duas) horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a 4 (quatro) horas.

Nos casos de preterição, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010.

Considerando a participação de aeroviários na paralisação, a Anac acionou os operadores aeroportuários e recomendou um reforço na prestação de informação aos passageiros nos aeroportos.

Caso o passageiro se sinta prejudicado ou tenha seus direitos desrespeitados, deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor.

Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. Descumprimento à resolução pode gerar multa de R$ 4 mil a R$ 10 mil por infração, por passageiro.

Além disso, a agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pelo site (Fale com a Anac) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Fonte:
Agência Nacional de Aviação Civil

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