Infraestrutura
Governo estimula criação de planos estaduais de irrigação
Perímetros irrigados
O Ministério da Integração Nacional está trabalhando em conjunto com governos estaduais na elaboração de Planos Diretores de Agricultura Irrigada. O objetivo do ministério é apoiar os estados interessados em desenvolver a atividade agrícola por meio de perímetros de irrigação.
O primeiro estado a elaborar o seu Plano Diretor foi Minas Gerais, seguido por Rio Grande do Sul. O plano do Distrito Federal está em fase de elaboração. Em 2014, a secretaria participou de reuniões com representantes de Pernambuco, Ceará, Paraná e Tocantins para estabelecer acordos de cooperação técnica, a fim de incentivar a formulação do instrumento e de políticas estaduais.
O Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento para o desenvolvimento da agricultura irrigada nos estados e, por consequência, no País. Ferramenta da Política Nacional de Irrigação (Lei 12.787/2013), ele é responsável por orientar as ações governamentais estaduais na busca de solução para problemas específicos, além de aperfeiçoarem o marco legal do setor.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















