Infraestrutura
Parceria prevê criação de polo de datacenters em Itaipu
Tecnologia de informação
Uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a empresa Itaipu Binacional pretende incentivar a implantação de datacenters no Brasil.
O acordo de cooperação prevê a criação de um grupo de trabalho, que vai propor um projeto para desenvolver um polo de atração de datacenters.
Com o estímulo à implantação de datacenters no Brasil, o Ministério das Comunicações busca desenvolver o setor de tecnologia de informação e comunicação no Brasil.
Centros de processamento de dados são as bases de dado dos provedores de serviços na internet.
Nos próximos cinco dias, a pasta deverá indicar, em conjunto com Itaipu, um gestor do acordo de cada uma das partes.
O próximo passo será a apresentação de um plano de trabalho detalhando ações, metas, cronograma e recursos necessários para desenvolver o projeto.
Pelo acordo de cooperação, a empresa Itaipu Binacional ficará responsável por criar o Programa de Incentivo a Datacenters, no Parque Tecnológico de Itaipu; realizar estudos de viabilidade de energia elétrica para os projetos selecionados; e oferecer local físico para implantação dos datacenters no Parque Tecnológico de Itaipu.
Já o ministério se compromete a buscar isenções e deduções fiscais para os datacenters, oferecer serviços de conectividade de alta capacidade para os projetos e também incentivar o desenvolvimento nacional de aplicativos e serviços em nuvem.
O acordo não prevê a transferência de recursos financeiros entre as partes, nem indenização. A vigência do acordo é de 60 meses, até 2019, podendo ser rompido a qualquer momento com antecedência de 30 dias.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















