Infraestrutura
InfoMercado aponta queda de quase 7% no consumo de energia
Sistema elétrico
Dados preliminares apontam redução de 6,9% no consumo e na geração de energia elétrica nas primeiras semanas de fevereiro, quando na comparação com o mesmo mês do ano passado.
A queda das temperaturas no período entre os dias 1º e 17 do mês continua a contribuir para a diminuição do consumo, que atingiu 60.636 MW médios, e da produção, que foi de 63.183 MW médios.
Os dados constam da mais recente edição do boletim InfoMercado Semanal, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que traz resultados preliminares de medições de consumo e de geração de energia elétrica no mês, além de informações sobre a posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.
Do lado da geração, destaca-se o desempenho das usinas movidas à biomassa, que tiveram um crescimento de 41,8% na produção, com 592 MW médios entregues mesmo em período de entressafra da cana-de-açúcar. Já as usinas eólicas continuam a registrar aumento de sua representatividade na geração de energia no País, chegando a 3% do total, ou 1.937 MW médios, montante 132,7% superior ao entregue no mesmo mês do ano passado.
As usinas hidráulicas, por sua vez, produziram 46.024 MW médios, o que representa uma queda de 12% em relação ao mesmo mês de 2014. Hidrelétricas e pequenas centrais hidrelétricas – PCHs representaram 72,85% da geração de energia nos primeiros dezessete dias de fevereiro, índice 4,2 pontos percentuais menor que o registrado no ano passado.
Do lado do consumo, houve redução tanto no Ambiente de Contratação Regulado – ACR (45.511MW médios), quanto no Ambiente de Contratação Livre – ACL (15.124 MW médios), com baixa de 8,3% e 4,8%, respectivamente, quando comparados os números com os do mesmo mês de 2014.
Dentre os segmentos industriais que compram energia no Ambiente de Contratação Livre – ACL, os setores de extração de minerais metálicos (13,23%), telecomunicações (3,69%), químico (2,65%) e alimentício (1,17%) foram os que elevaram o consumo em fevereiro em comparação com o mesmo mês de 2014. Por outro lado, os setores com as maiores reduções, quando comparados ao mesmo período do ano passado, foram os de saneamento (-24,45%), bebidas (-17,19%) e veículos (-11,5%).
A estimativa para a terceira semana de fevereiro é que as usinas hídricas integrantes do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE gerem o equivalente a 71,5% de suas garantias físicas, um desempenho impactado pela redução da geração hidráulica durante o feriado de Carnaval.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















