Infraestrutura
Medida da ANTT retira trens da área urbana de Araraquara (SP)
Transporte ferroviário
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) liberou o contorno ferroviário de Araraquara (SP) ao tráfego público ferroviário de cargas. O objetivo da medida é reduzir em 50% o movimento diário de trens de carga na região urbana de Araraquara, uma vez que o contorno ferroviário contribuirá para a diminuição do conflito entre o tráfego local e o tráfego ferroviário de cargas.
A implantação do contorno ferroviário foi prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A obra liberada tem 8,65 quilômetros de extensão e o Pátio Ferroviário em Tutóia conta com 27,55 quilômetros de linhas férreas e área total de 12,90 hectares. O trecho liberado compreende as estações de Ouro, da linha Jundiaí-Colômbia, e de Tutóia, da linha Araraquara-Rubinéia.
Estão em desenvolvimento ações que promoverão a retirada de 100% do tráfego da área urbana de Araraquara, com a transferência das atividades de abastecimento e manutenção de composições para o pátio ferroviário de Tutóia, próximo da cidade.
Esse projeto está dividido em duas etapas: a primeira é a construção de novo posto de abastecimento e a segunda, a construção de duas oficinas (vagões e locomotivas). A concessionária All América Latina (ALL) apresentou proposta que está em análise pela área técnica da ANTT.
Ferrovia Norte-Sul
A ANTT também autorizou o início da operação comercial do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre as cidades de Gurupi (TO) e Anápolis (GO). As primeiras locomotivas estão sendo encaminhadas para o pátio de Anápolis e a expectativa é que o trecho esteja em funcionamento em breve.
A operação será realizada pela Valec, que fará acordos comerciais com as empresas habilitadas pela ANTT para realizar o transporte. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União e contemplou o transporte de carga e a velocidade máxima para os trens de 40 quilômetros por hora no trecho.
Fonte:
Agência Nacional de Transportes Terrestres
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















