Infraestrutura
Oficina articula ações de governança fundiária na Amazônia Legal
Regularização fundiária
Além da troca de experiências entre os órgãos estaduais de terra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a 1ª Oficina de Interlocução e Definição de Ações Conjuntas com Órgãos de Terra dos estados da Amazônia Legal também foi espaço para a consolidação de parcerias.
A avaliação é do secretário Extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal (Serfal/MDA), Sérgio Lopes, durante o encerramento do encontro, nesta quarta-feira (25), em Brasília.
A oficina reuniu mais de 70 representantes de diversas esferas de governo, da sociedade civil organizada e dos cartórios de registro de imóveis, articulando e apresentando novas abordagens para o trabalho conjunto nas ações de regularização fundiária nos noves estados da Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
“A agenda da regularização fundiária é uma das prioridades para a preservação e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. Os avanços que tivemos com a troca de experiências, com certeza, vai aprimorar o trabalho desenvolvido pelo governo federal e pelos estados nessa temática”, salientou o gestor do Terra Legal ao enfatizar a construção de uma agenda comum.
Para a presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Janaína Dourado, o encontro serviu também para aproximar os órgãos estaduais de terra do trabalho desenvolvido pelo MDA.
“Além de cada instituto ter a oportunidade de apresentar o trabalho, as metas e as inovações praticadas em cada estado, a oficina foi fundamental para construirmos juntos os melhores caminhos para superamos nossos desafios. Ficou nítido, para todos nós, a importância das parcerias com os cartórios, com o ministério público e com o MDA para levarmos esse trabalho adiante”, destacou Janaína ao lembrar que sem a articulação dos parceiros as ações de regularização fundiárias são mais difíceis de serem realizadas.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















