Infraestrutura
Programa de eficiência energética será anunciado em até 90 dias
Mercado energético
O Ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou que será lançado um programa de eficiência energética para dar ainda mais segurança e robustez ao sistema elétrico nacional, que deve estar pronto em 60 a 90 dias.
A informação foi dada para jornalistas após Braga participar de reunião do conselho do Operador Nacional do Sistema (ONS).
“Nós vamos lançar um programa de eficiência energética que com certeza vai ter um impacto muito positivo. Estamos trabalhando nisso e esperamos que nos próximos 60 a 90 dias, nós possamos ter um conjunto de ações”, afirmou o ministro.
Dentro do conjunto de medidas estão sendo analisadas formas de premiar os consumidores de energia - sejam residências, fábricas, comércios e prédios públicos - que adotarem medidas de eficiência energética, explicou Braga.
O ministro reforçou que tanto os consumidores públicos quando privados serão incentivados a consumirem energia de forma mais eficiente.
Braga citou, como exemplo, ações que podem ser tomadas pelo Poder Público, como a troca de lâmpadas dos prédios públicos por opções mais eficientes (como as LED) e instalação de equipamentos que desligam as luzes automaticamente quando não estão em uso, evitando desperdícios.
Além disso, o uso consciente de energia foi defendido pelo Ministro, que destacou que o regime de bandeiras tarifárias auxilia o consumidor a administrar seus gastos.
“O uso inteligente da energia é algo que nós devemos propagar cada vez mais, independentemente do ritmo hidrológico, por todos aqueles que têm responsabilidade com o meio ambiente, responsabilidade com a qualidade de vida, e até mesmo o nosso bolso, porque o uso inteligente da energia faz com que ela seja mais barata para nós. E nossa energia é robusta, mas não é barata, porque nós estamos usando energia termelétrica. Portanto não é barata. Estamos com regime de bandeiras e o consumidor está começando a ver quanto isso custa. Usar eficiência energética é sempre importante”, afirmou.
Durante a visita à sede do ONS, Braga participou da reunião do conselho da empresa e de reuniões com o presidente do órgão, Hermes Chipp, e técnicos do Operador Nacional. Ao ministro foi apresentada a sala de controle do Sistema Nacional Interligado (SIN).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















