Infraestrutura
Aneel aprova edital do Leilão de Energia A-5
Recursos energéticos
O edital do Leilão de Geração de Energia A-5 foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta segunda-feira (30). O leilão prevê a comercialização de energia proveniente de novos empreendimentos de geração a partir de fontes hidrelétrica e termelétrica – a carvão, gás natural em ciclo combinado e biomassa.
Serão negociados contratos por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos para empreendimentos hidrelétricos; por disponibilidade, com prazo de suprimento de 25 anos, diferenciados por fontes, para empreendimentos de geração a partir de termelétricas a carvão, gás natural em ciclo combinado e biomassa por Custo Variável Unitário (CVU) igual a zero. O início do suprimento será em 1º de janeiro de 2020, para todos os empreendimentos.
Foram cadastrados 91 projetos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), totalizando potência instalada de 19.826 MW. Leilão está marcado para 30 de abril.
Distribuidoras de energia
Aneel disponibilizou em seu site um simulador sobre as distribuidoras de energia elétrica brasileiras, com o objetivo de possibilitar que as empresas façam a gestão da melhoria da qualidade dos serviços prestados com base na percepção dos consumidores residenciais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















