Infraestrutura
Canal de Xingó ampliará oferta de água para cidades da Bahia e Sergipe
Semiárido
Garantir água para abastecimento humano e desenvolvimento econômico no semiárido. Esse é o objetivo do Canal do Xingó, cujo projeto foi apresentado em palestra promovida no auditório da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Aracaju (SE). A atividade fez parte da programação do VIII Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe.
Com orçamento estimado de R$ 2,4 bilhões, o Canal do Xingó encontra-se em fase de elaboração do anteprojeto da primeira etapa.
A obra será executada em regime diferenciado de contratação (RDC) com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando estiver concluído, o canal deverá alcançar cerca de 300 quilômetros de extensão, ampliando a oferta de água em cinco municípios sergipanos e dois municípios baianos.
Além de ofertar água para consumo humano, o Canal do Xingó irá fortalecer vocações econômicas da região, como a agricultura irrigada e a pecuária leiteira.
Atualmente, está sendo elaborado o anteprojeto da primeira etapa do Canal. Contratado pelo valor de R$ 6,8 milhões, o documento irá nortear a construção dos primeiros 130 quilômetros do canal, que abrangem desde a captação de água no reservatório de Paulo Afonso (BA), seguindo por Santa Brígida (BA), Canindé de São Francisco (SE) e chegando até o reservatório R-5, em Poço Redondo (SE), nas proximidades do perímetro irrigado Jacaré-Curituba.
Fonte:
Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















