Infraestrutura
PLD fica no teto regulamentar em todos os submercados
Recursos energéticos
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgou o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 14 a 20 de março de 2015, fixado para todos os submercados em R$ 388,48/MWh, limite máximo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o PLD em 2015.
As afluências previstas para o Sudeste/Centro-Oeste foram revistas para 83% da média histórica, contra 75% previstos na semana anterior, o que representa uma expectativa de 4.100 MWmédios adicionais em energia na região. No Nordeste, não houve mudanças e as afluências esperadas permanecem em 39% da média.
Já as previsões para Sul e Norte sofreram redução de 1.200 MWmédios em cada submercado, com revisão das expectativas de 139% para 122% da média no Sul e de 77% para 70% no Norte.
A melhora das afluências do Sudeste causou redução nos custos marginais de operação nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul, enquanto a piora das previsões do Norte elevou os custos do Norte e Nordeste. Mesmo com as variações no período, os custos marginais permaneceram acima do limite estabelecido para o PLD máximo.
O cenário esperado para o Norte não impede a máxima utilização dos recursos hidráulicos da região e o envio de energia para o Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste no limite máximo das capacidades de intercâmbio de energia entre essas regiões, o que resulta na diferença entre os custos desses submercados.
Quanto ao nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve elevação em relação à previsão anterior para Norte e Nordeste, em 200 MWmédios. No Sudeste, mesmo com as previsões otimistas de elevação das afluências, os índices verificados ao longo da segunda semana de março ficaram abaixo do esperado, o que impactou negativamente os níveis de armazenamento, que ficaram 200 MWmédios aquém do previsto para o início da terceira semana de março. Os reservatórios do Sul também ficaram aproximadamente 550 MWmédios abaixo do previsto para o período.
A expectativa de temperaturas mais amenas, mantida para o Sudeste e o Sul, resultam em uma redução de aproximadamente 600 MWmédios na previsão de consumo para esses submercados, quando na comparação com o previsto anteriormente.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















