Infraestrutura
Fórum articula criação do Sistema de Inclusão Digital
Inclusão Digital
O Ministério das Comunicações participa do Fórum Internacional do Software Livre (Fisl), que ocorre em Porto Alegre (RS) até sábado (11) e reúne representantes de governo, academia e entidades de todo o mundo, promovendo palestras e oficinas sobre tecnologia.
O evento debate o Sistema Nacional de Inclusão Digital, que deve ser implementado a partir de 2016. O Ministério das Comunicações pretende revitalizar os programas de inclusão digital promovidos pelo governo federal em todo o País e ampliar o acesso da população.
Durante o evento, serão buscadas parcerias com iniciativas de outros ministérios e também com governos estaduais e municipais. Este ano, o foco será nas articulações e parcerias com governos e instituições.
Telecentros
O diretor de Articulação e Formação do ministério, Claiton Mello, diz que a política do Ministério das Comunicações pretende garantir não só infraestrutura, mas também a geração de conteúdos pelas comunidades atendidas e o acesso a serviços públicos.
"O objetivo maior da inclusão digital é fazer com que o cidadão seja um sujeito ativo, participante, que possa gerar conhecimento e novas soluções tecnológicas no ambiente digital", diz.
Eixos do sistema
O Sistema Nacional de Inclusão Digital vai atuar em quatro eixos: prover infraestrutura de internet e TICs, geração de conhecimento, articulação de redes colaborativas e governança do sistema.
Entre as ações previstas nesse novo sistema está a revitalização de pontos de inclusão digital, que também passarão a contar com educadores sociais. Outra frente é a ampliação da oferta de infraestrutura e acesso à internet, por meio do programa Banda Larga para Todos, e de equipamentos, com o trabalho dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).
Programação
O secretário de Inclusão Digital, Jefferson D'Avila, e o diretor de Articulação e Formação, Claiton Mello, participam de uma plenária nesta quinta-feira (9) sobre os desafios da inclusão digital. O ministério também conta com um estande no Fórum, onde está sendo divulgada uma série de programas de inclusão digital já em andamento.
O MiniCom também participará de outros dois painéis. Na sexta-feira (10), a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria-Executiva, Wanessa Oliveira, fala sobre as ações de fomento aos conteúdos digitais criativos para dispositivos móveis e TV digital.
Em outra discussão, o diretor do Departamento de Infraestrutura, Américo Bernardes, fala sobre o programa Cidades Digitais e as oportunidades para o desenvolvimento local das comunidades atendidas.
De acordo com Mello, a participação no Fisl é a continuação de um diálogo com as entidades da sociedade civil ligadas à inclusão e participação social que começou em um encontro realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de maio.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















