Infraestrutura
365 casas do Minha Casa Minha Vida são entregues em Rio Branco
MCMV
Compromisso do governo estadual e federal é dispor 3.348 novas unidades habitacionais para moradores de áreas de risco
por Portal Brasil
publicado:
29/09/2015 11h49
última modificação:
29/09/2015 11h49
O ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, e o governador do Acre, Tião Viana, entregaram, nesta segunda-feira (28), 365 casas no bairro da Cidade do Povo, em Rio Branco, capital do estado. A iniciativa faz parte do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), e Helder representou o governo federal na cerimônia. “Tenho a honra de representar a presidenta Dilma Rousseff e entregar casas àqueles que, por um infortúnio, ficaram sem seus lares”, afirmou o ministro.
As casas são para famílias residentes de áreas de risco de Rio Branco, dos bairros Ayrton Senna, Baixa da Colina, Baixada do Habitasa, Capitão Ciríaco, Cidade Nova, Cadeia Velha, Preventório, Seis de Agosto, Triângulo Novo, Taquari e Adalberto Aragão. Desde o início do projeto, o governo do estado já entregou 2.282 moradias só na Cidade do Povo. Até dezembro, está previsto a conclusão da primeira etapa, somando a edificação de 3.348 casas entregues, o que significa a retirada de milhares de pessoas das áreas de risco, que, a partir de agora, irão viver em um lar como sempre sonharam.
Um novo lar em um espaço sem perigo de alagamento, com toda infraestrutura disponível, como segurança, entretenimento, saúde e educação, é o sonho de muitas famílias que residem em áreas de risco. A entrega faz parte do compromisso do governo estadual e federal em dispor 3.348 novas unidades habitacionais totalmente gratuitas para moradores de áreas de risco, prioritariamente aos que foram atingidos pela enchente histórica deste ano.
Realização
Entre os novos moradores, estão Francisca Sotele, de 65 anos, e Valdimir Santos, 57, do bairro Preventório. Eles contam que a casa estava muito próxima de um barranco, com risco de, a qualquer momento, desmoronar e, consequentemente, perder todos os bens. “Havia noites em que eu nem dormia pensando no que poderia acontecer com minha casa. Um dia, a equipe do governo estadual passou realizando cadastro, e, algum tempo depois, entraram em contato comigo, falando que eu tinha sido escolhida pra ganhar uma casa na Cidade do Povo. Foi uma surpresa”, diz Francisca.
Durante a vistoria do novo lar, o casal não escondia a felicidade em construir uma nova vida, em um lugar digno e com segurança. “É tudo muito lindo. Já temos um filho morando aqui, e, agora, estaremos pertinho, vivendo em uma casa boa. É um sonho”, destaca Valdimir. Desde o início do projeto, o governo do estado já entregou 2.282 moradias só na Cidade do Povo. Até dezembro, está prevista a conclusão da primeira etapa do projeto.
Também foi assinado um acordo de cooperação técnica, entre o MPA e o governo do Acre, para manejo do pirarucu. A iniciativa tem como metas o planejamento e execução de ações conjuntas voltadas ao estabelecimento de plantéis reprodutores da espécie no estado. “A partir de hoje, o Acre poderá exportar o Pirarucu para toda parte. O pescado da Amazônia para o mundo”, disse Helder.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















