Infraestrutura
Condomínio-modelo do Minha Casa Minha Vida vai ser replicado em outros estados
Habitação
Considerado um condomínio-modelo do Minha Casa Minha Vida para famílias de baixa renda, o Residencial Catanduva 1, entregue em agosto, em Catanduva, no Noroeste paulista, pode ter seu projeto replicado em outros municípios em breve. O conjunto começou a receber visitas técnicas, como a realizada por uma equipe da Gerência Executiva de Habitação de São José do Rio Preto, cidade-polo da região, na semana passada.
Com 1.237 moradias, o Residencial Catanduva 1 mais parece um bairro planejado, com um detalhe importante: no dia seguinte a sua inauguração, escola, creche e unidade de saúde e posto policial já funcionavam dentro dele. O projeto foi um dos primeiros do Minha Casa Minha Vida a aplicar recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) na construção de equipamentos comunitários – foram R$ 4,4 milhões dos R$ 108,6 milhões investidos.
Infraestrutura
A creche, que funciona das 7h às 17h, atende 151 crianças com idades entre 4 meses e 5 anos hoje. Perto dali, a escola de ensino fundamental já conta com 115 alunos de 6 a 8 anos distribuídos em dois períodos com turmas do 1º e 2º anos. Como tem capacidade para 216 alunos por turno, a escola deve receber mais estudantes no próximo ano letivo.
A unidade de saúde, também aberta das 7h às 17h, realiza consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais. Também oferece tratamento odontológico, pré-natal, planejamento familiar e encaminhamento para especialidades. Para aprimorar os serviços, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde está cadastrando todas as famílias que moram no empreendimento.
Entre elas está a da diarista Patrícia de Jesus Souza, 38 anos, mãe de três filhos. "Eu morava de favor na casa dos meus pais com meus três filhos de 13, 10 e 8 anos, ajudando com as despesas do mês. Tudo mudou em minha vida: tenho liberdade, meus filhos brincam à vontade, dormimos e acordamos felizes."
Espaços de lazer
A equipe técnica que visitou o conjunto ainda comprovou que os quase 5 mil moradores contam com transporte público e coleta de lixo. O posto de segurança é utilizado no momento por uma equipe com viatura policial que faz ronda no condomínio. Em breve, ele será ocupado pela guarda municipal.
Espaços de lazer, que incluem minicampo de futebol, quadras de areia, pista de caminhada e parquinhos infantis, também foram bastante elogiados. A prefeitura tem aproveitado a infraestrutura para oferecer atividades à comunidade, como aulas gratuitas de zumba.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















