Infraestrutura
Aeroporto de Palmas se prepara para mundial dos Povos Indígenas
Tocantins
O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas (TO), está finalizando os preparativos para receber os atletas e autoridades que vão participar dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O evento será realizado, de 23 de outubro a 1º de novembro, na capital tocantinense.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) elaborou ações que preveem o reforço de pessoal na área de segurança, operações e do Balcão de Informações, que vão orientar os viajantes, inclusive na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para o atendimento às pessoas com deficiência auditiva.
Os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estarão de prontidão no terminal para tirar dúvidas sobre horários de voos, portão de embarque e outros esclarecimentos.
A estimativa da organização do evento é receber um público superior a mais de dois mil atletas e chefes de Estado de 30 países. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Nova Zelândia, Congo, Mongólia, Rússia e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.
Para atender as operações de embarque e desembarque de chefes de Estado, a Infraero, em parceria com a Polícia Federal (PF), a Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), adotará medidas para receber os voos internacionais previstos especificamente para o período do evento.
“Vamos atuar de forma conjunta e coordenada com o órgão aduaneiro, Polícia Federal e demais representantes da Comissão de Segurança Jogos Mundiais Indígenas para o atendimento dos chefes de Estado e, paralelamente, receber com rapidez os demais passageiros que desembarcam e embarcam pelo Aeroporto de Palmas”, disse o superintendente do terminal, Afrânio Mar.
A prefeitura se comprometeu em aumentar as frequências de transporte coletivo que servem o aeroporto e a arena dos jogos, além de criar uma linha alternativa, que irá do aeroporto até a arena, rodoviária e centro hoteleiro da capital.
A segurança do aeroporto será reforçada pelas Polícias Federal e Militar e pela Guarda Metropolitana, com destaque para o atendimento dos chefes de Estado, que serão escoltados nos trajetos entre o aeroporto e a arena dos jogos. Essas operações não afetarão o funcionamento regular do aeroporto.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Infraero
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















