Infraestrutura
Dilma entrega moradias do Minha Casa Minha Vida a 7,1 mil pessoas
Habitação
Com um investimento total de R$ 103,7 milhões, o Programa Minha Casa Minha Vida fará a entrega simultânea de 1,8 mil moradias a famílias no Rio de Janeiro e no Espírito Santo na manhã desta terça-feira (10). Isso representa moradias para 7,1 mil pessoas.
Durante a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff entregará as chaves do Residencial Terra Nova 7, em Nova Friburgo, na Baixada Fluminense, para 300 famílias perderam seus lares durante as enchentes ocorridas em 2011 na região. Mais dois condomínios (8 e 9) devem ser entregues em breve no local.
Outras duas entregas ocorrem na região metropolitana do Rio – em São Gonçalo e Duque de Caxias, esta última com presença da presidenta da Caixa, Miriam Belchior. A quarta entrega de moradias será realizada em São Mateus (ES).
Todos os 1,8 mil imóveis têm dois quartos e piso cerâmico em todos os ambientes. Além disso, a infraestrutura dos residenciais inclui pavimentação, redes de água e esgoto, drenagem e energia elétrica. Desde sua criação, em 2009, o Minha Casa Minha Vida beneficiou 391 mil pessoas no Rio de Janeiro e outras 90,8 mil no Espírito Santo.
Recuperação
Para o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Denis Mendes de Melo Matias, os beneficiários com as casas em Nova Friburgo terão de volta muito do que perderam com a tragédia de 2011.
“Essa é mais uma prova do papel importante do Minha Casa Minha Vida para a população brasileira, especialmente aquelas que perderam a sua residência em uma cheia, em uma enchente, e a gente vê o benefício chegar a quem efetivamente precisa”, analisa.
As famílias beneficiárias do empreendimento Terra Nova, em Nova Friburgo, não vão precisar pagar a prestação da casa, mas deverão permanecer pelo período estabelecido no programa, de 10 anos, para que tenham a sua titularidade do imóvel.
Segurança
Segundo João Carlos Grilo Carletti, da Secretaria de Obras do Estado do Rio de Janeiro, o local onde foram construídas as moradias do empreendimento Terra Nova – que terá no total 2.180 unidades – deve oferecer mais segurança à população.
“Houve uma dificuldade muito grande no início para encontrar um local seguro para poder construirmos essas unidades habitacionais, uma vez que a região serrana é uma área de poucas áreas seguras para construção. Mas a partir do momento em que conseguimos a área, as coisas se desenvolveram bem. A gente está entregando o sétimo condomínio. Os outros dois, o oitavo e o nono, já estão bem adiantados. Eu posso dizer que, no primeiro semestre de 2016, entregaremos esses outros dois condomínios que ainda faltam”, garante.
Confira, no vídeo abaixo, como é o Residencial Terra Nova 7, um conjunto habitacional formado por apartamentos (cada um com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço), em Nova Friburgo:
Fonte: Caixa Econômica Federal, Blog do Planalto e NBR
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















