Infraestrutura
Expansão da geração elétrica supera meta e alcança 6.428 MW em 2015
Eletricidade
“Há sobra estrutural de cerca de 9.359 MW médios para atender a carga prevista”, diz Ministério de Minas e Energia
O risco de faltar energia elétrica em 2016 é zero e isso vale para todo o Brasil, informa o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). A segurança do abastecimento energético leva em consideração um fator importante para o setor: no ano passado, foram incluídos 6.428 MW de energia nova ao Sistema Interligado Nacional (SIN), acima dos 6.410 MW previstos de expansão no ano.
O suprimento energético será suficiente suprir a demanda estimada em 64.573 megawatts (MW) médios em 2016. “Há sobra estrutural de 9.359 MW médios para atender a carga prevista”, diz nota técnica do CMSE, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME). A sobra prevista de 9.359 MW médios será alcançada, de acordo com o CMSE, a partir da entrada em operação de novas usinas de geração de energia ao longo deste ano.
O comitê realizou nesta quarta-feira (14) a primeira reunião do ano. Foi avaliado que o regime de chuvas verificado desde o final de 2015 para o Sul ficou em 294% da média para dezembro. No Sudeste as chuvas ficaram em 99% da média no mês passado.
Na última reunião do CMSE de 2015, em 9 de dezembro, foi divulgado que a expansão da capacidade somava 5.170 MW até a data, com a expectativa de entrada em operação de aproximadamente mais 800 MW de potência instalada, que já estavam em fase de testes, ainda em 2015. Com a confirmação da entrada em operação de novas máquinas na última quinzena do ano passado, nos empreendimentos, a meta de geração nova em 2015 foi superada.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MME.

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















