Infraestrutura
Tijucas do Sul, no Paraná, recebe obras de saneamento
PAC
Obras de saneamento em Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba, vão beneficiar 971 famílias com a troca de fossas sépticas por um sistema de coleta e tratamento de esgoto. O projeto representa investimento de R$ 11,8 milhões.
O contrato para a implantação de saneamento básico na cidade foi firmado entre a prefeitura e a Caixa na última quinta-feira (14). Os recursos, não reembolsáveis, virão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre as obras previstas estão a construção 32 km de rede coletora, duas estações elevatórias, uma estação de tratamento e um emissário de efluente com 2 km de extensão.
O tratamento por fossas sépticas hoje é incapaz de dar destinação adequada ao esgoto produzido em em Tijucas do Sul, explica o diretor de Investimento da Sanepar, João Martinho Cleto Reis Junior. "Às vezes, existe um problema de solo impermeável e rochoso, o que dificulta a destinação correta. Nestes casos, como em Tijucas do Sul, há a necessidade do sistema coletivo de coleta e tratamento, pois quando o esgoto não é devidamente tratado há o risco de se contaminar, principalmente, o lençol freático", explica.
Além de resolver um problema local, o sistema de esgoto de Tijucas do Sul será importante para a preservação da bacia do Rio Iguaçú, maior complexo hidríco do Paraná, da qual a cidade faz parte. É lá, por exemplo, que está a nascente do Rio da Várzea.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















