Infraestrutura
Motobombas fortalecem projetos de irrigação em Juazeiro, no interior da Bahia
Codevasf
Flutuantes começam a ser instalados em Juazeiro
Um novo sistema de bombas flutuantes está sendo implantado no perímetro irrigado de Maniçoba, localizado em Juazeiro, no norte da Bahia. Os equipamentos vão assegurar a regularidade da oferta de água para áreas de produção irrigada afetadas pelos baixos níveis de vazão do rio São Francisco a partir do reservatório de Sobradinho.
A iniciativa recebeu R$ 1,8 milhão do Ministério da Integração. A execução do projeto cabe à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Com a instalação das motobombas flutuantes, a Codevasf vai captar água que será levada para a estação de bombeamento principal do Perímetro Maniçoba. Ficará garantido, assim, o abastecimento dos irrigantes.
Nesta semana, técnicos da Codevasf acompanharam representantes do Distrito de Irrigação de Maniçoba em visita às obras de implantação dos equipamentos flutuantes. No local, foram montados painéis elétricos, cubículos e o transformador - que formam a Subestação Elétrica responsável pela alimentação dos conjuntos de motobombas, que irão captar a água a uma vazão máxima de 9 mil metros cúbicos por hora.
O superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, José Hailton, afirmou que os técnicos da empresa já começaram os trabalhos. “Em breve tudo estará funcionando e conseguiremos proporcionar maior segurança hídrica e, consequentemente, dar mais tranquilidade aos nossos agricultores quanto a manutenção do fornecimento de água”, disse o superintendente.
O governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf, está investindo R$ 38 milhões na execução dos serviços relativos à complementação de sistemas de captação de água para os Perímetros de Irrigação de Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca, na Bahia; Senador Nilo Coelho, Fulgêncio, Brígida, Icó-Mandantes e Manga de Baixo, em Pernambuco; Betume, Cotinguiba-Pindoba e Propriá, em Sergipe; e Itiúba, em Alagoas.


Fonte: Codevasf
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















