Infraestrutura
Anac amplia abrangência do uso de celular em “Modo Avião” durante voos
Aviação civil
Passageiros de três companhias aéreas brasileiras já podem usar aparelhos eletrônicos em “modo avião” durante todas as fases do voo. A Avianca recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para essa prática em fevereiro deste ano. A TAM foi autorizada em dezembro do ano passado, e a Gol, em julho de 2015.
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras tem autorização para a função em voo cruzeiro, mas já está com o processo em fase adiantada para obter a autorização completa, informa a agência.
As autorizações estão sendo concedidas após a ANAC ter publicado a Instrução Suplementar (IS) nº 91.21-001, que há pouco mais de um ano simplificou os processos de solicitação da permissão.
Os passageiros da Gol foram autorizados a utilizar seus aparelhos celulares para fazer chamadas (modo transmissão) após o pouso, assim que as aeronaves iniciam os procedimentos de táxi para o pátio.
Os aparelhos em “modo avião” permitem ao usuário utilizar quase a totalidade das funções do equipamento. A função bloqueia, no entanto, a transmissão de sinais, wi-fi e bluetooth que podem causar interferências nos sistemas da aeronave.
É importante ficar atento aos avisos de segurança dos comissários de bordo, pois eles darão as instruções detalhadas do tipo de operação que cada empresa está autorizada.
A autorização para o uso de dispositivos eletrônicos portáteis (PED) durante o voo é uma demanda antiga tanto dos passageiros quanto das companhias aéreas, mas as empresas encontravam dificuldades para assegurar que o uso desses equipamentos não causasse interferências nos sistemas de comunicação e navegação de suas aeronaves, destaca a Anac. A Instrução Suplementar da agência auxilia as empresas nessa demonstração e apresenta um método padronizado para que os dispositivos possam ser utilizados em todas as fases do voo.
Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Nacional de Aviação Civil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















