Cidadania e Justiça
Telecentros no interior do País ampliam inclusão digital
Internet
Moradores de Itaiçaba e Aracati, no interior do Ceará, já podem se conectar gratuitamente à internet. Com os dois telecentros inaugurados, na última sexta-feira (1), pelo governo federal, os cidadãos terão acesso ilimitado à rede e poderão participar de cursos organizados pelas prefeituras e entidades parceiras sem fins lucrativos.
Durante a inauguração dos telecentros, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, destacou a importância dos ambientes digitais para reduzir a exclusão social e criar novas oportunidades e aproveitou para apresentar os efetivos resultados das políticas do governo.
"Hoje, cada jovem ganhou a chance de poder sonhar com o que desejar para o seu futuro, pois foi eliminada a barreira de acesso a qualquer conteúdo. Com a internet rápida, o Brasil será ainda mais igual para todos", ressaltou o ministro.
Parceria pelo desenvolvimento
Modelados a partir das necessidades de cada região, os Pontos de Inclusão Digital (PIDs), que são sem fins lucrativos, reúnem 11 computadores conectados à internet em cada unidade, além de servidor, roteador, impressora e webcam.
Os espaços passam a fazer parte das estruturas locais de integração, cultura e lazer durante toda a semana. Em Itaiçaba, o acordo foi viabilizado pela cooperação entre o Ministério das Comunicações e a Associação dos Moradores e Amigos de Tabuleiro do Luna (Amatal). Já na cidade de Aracati, a parceria ocorreu com a prefeitura.
"Agora, os cidadãos de cada distrito receberão incentivos para ampliar suas atividades educativas com apenas um clique. Além disso, os professores poderão ampliar o conteúdo programático, pois a internet favorece e estimula. É com ações integradas que o interior prospera", afirmou o prefeito de Aracati, Ivan Silvério.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério das Comunicações
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















