Você está aqui: Página Inicial > Infraestrutura > 2017 > 10 > Obra de dragagem do Porto de Maceió permitirá aumento de 20% no transporte de cargas

Infraestrutura

Obra de dragagem do Porto de Maceió permitirá aumento de 20% no transporte de cargas

Transporte

Investimento para aprofundar o canal somará R$ 31,7 milhões
publicado: 11/10/2017 19h45 última modificação: 07/12/2017 15h49
Arquivo/Agência Brasil Local ainda possui potencial para o turismo regional

Local ainda possui potencial para o turismo regional

O Ministério dos Transporte pôs fim a uma espera de 20 anos com a contratação da empresa que vai realizar a dragagem do Porto de Maceió (AL) por meio de licitação. Ao todo, R$ 31,7 milhões serão destinados às obras para tornar o canal mais profundo.

Segundo informações da pasta, o aprofundamento do porto inclui o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços. A vigência do contrato com a empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação, é de 13 meses a partir da assinatura. Do prazo total, nove meses serão destinados para a execução do serviço de dragagem.

Com a reforma, o Ministério dos Transporte prevê um aumento de 20% a 30% no fluxo de cargas pelo terminal, já que navios de maior porte poderão atracar. Assim, os custos devem cair e o transporte de navios será mais ágil.

O local ainda possui potencial turístico para atrair visitantes e aquecer a economia local. Até agosto deste ano, 1,5 milhão de toneladas de cargas passaram pelo porto.

Considerado o maior exportador de açúcar da região Nordeste, o Porto de Maceió tem capacidade de escoar quatro milhões de toneladas por ano.  Mais de um milhão e meio de toneladas (60,33% exportações e 39,67% importações) já movimentaram o local.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério dos Transportes

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil