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Infraestrutura

Obras do Avançar em Goiás devem reduzir preço de alimentos

Transporte agrícola

Construção do polo de cargas em Santa Helena de Goiás começou em setembro de 2017 e já gerou emprego para cerca de mil operários. Saiba mais sobre o empreendimento
publicado: 01/02/2018 17h05 última modificação: 01/02/2018 17h42

Beth Santos/Secretaria-Geral da Presidência

Obra de ferrovia vistoriada pelo Agora, é Avançar

Mais comida na mesa

Com o acesso mais rápido entre os portos de Santos (SP) e Itaqui (MA), o transporte de alimentos produzidos da produção agrícola ganha em velocidade e o preço baixa. De acordo com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, obras como essa têm potencial para beneficiar os cidadãos com redução do preço dos alimentos, por exemplo.

Quando fica pronto?

Assim como todas as 7 mil obras do programa Agora, é Avançar, esta tem data para começar e terminar: a construção do Pátio Intermodal de Cargas (nome oficial do empreendimento) começou em setembro de 2017 e deve ficar pronta até o fim deste semestre.

Quanto custou?

O custo total da obra é de R$ 78,2 milhões. À frente do processo está a empresa estatal Valec. Por meio do Avançar, o estado de Goiás vai receber, até o fim deste ano, R$ 1,02 bilhão para a conclusão de 268 projetos.

Para que vai servir?

A obra é de grandes proporções: o espaço do pátio será equivalente ao de 300 campos de futebol, que vão funcionar para transporte ferroviário, rodoviário e aéreo. Toda essa área será utilizada para embarque de produtos como soja, milho, farelo, açúcar, combustível, fertilizantes e contêineres.

E para o Brasil? O que significa?

“Essa ferrovia vai melhorar a logística do setor que mais produz na economia, o agronegócio”, afirmou Moreira Franco. Isso significa que o Brasil vai fornecer mais carne e grãos para o resto do mundo, o que deverá ter impacto positivo na economia.

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República

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