Meio ambiente
Campanha pela redução de sacolas plásticas chega ao Rio em clima natalino
Neste Natal, a divulgação da campanha Saco é um Saco (site oficial) em estações do metrô do Rio de Janeiro e Brasília traz a mensagem "Deixe o saco para o Papai Noel! Neste Natal, diga não às sacolas plásticas!".
Com o apoio de grandes redes de supermercado parceiras da campanha, como Walmart e Carrefour, a campanha levará o Papai Noel e seus ajudantes a estações próximas de centros comerciais para convidar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas nas compras de Natal. Por ano, mais de 500 bilhões de sacolas plásticas são descartadas em todo mundo, entupindo bueiros, agravando enchentes, poluindo mares, causando a morte de animais, além de afetar a paisagem de cidades, florestas e rios.
Na estação Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, ao meio-dia (12h), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vai se juntar à turma do Papai Noel Verde para distribuir sacolas retornáveis e dar dicas de consumo consciente. Com apoio do Walmart, duas mil sacolas serão distribuídas junto com material informativo da campanha.
O Carrefour apoiará a ação em Brasília, que ocorrerá na estação do metrô na Rodoviária, a partir das 17h. O Carrefour cederá duas mil de suas sacolas retornáveis para distribuição. Junto com o Papai Noel estará o Monstro das Sacolas Plásticas, levando a mensagem sobre nosso consumo excessivo deste item. Ele é feito de 66 sacolas plásticas, o consumo mensal médio dos brasileiros.
Como nessa época do ano o consumo aumenta em função das compras natalinas, a ideia da iniciativa é estimular o cidadão a consumir com consciência e assumir novos hábitos que permitam recusar as sacolas plásticas para o transporte das compras, sempre que possível, utilizando carrinho de feira ou caixa de papelão, entre outras alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. A campanha Saco é um Saco convida os brasileiros a darem um presente ao planeta e ao futuro, diminuindo a quantidade de lixo que cada um de nós gera no dia a dia.
Números
No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas sejam consumidas a cada hora. Com uma conta rápida, chega-se aos 36 milhões em 24 horas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















