Meio ambiente
Campanha Saco É um Saco distribui sacolas retornáveis no Rio
Mais de três mil sacolas retornáveis foram distribuídas neste domingo (28) para pessoas que passeavam pelo calçadão de Ipanema, no Rio de Janeiro, entre os postos 9 e 10. A mobilização faz parte da Campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, que vem alertando a população para os danos que o plástico pode causar à natureza.
Durante a distribuição das sacolas, o grupo contou com a participação da secretária Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, do ministro Carlos Minc e de representantes da rede de supermercados Walmart, que é parceira na campanha.O ministro lembrou que, desde o início da campanha, em junho, os brasileiros deixaram de utilizar 600 milhões de sacolas de plástico. "O cidadão começa a se mexer, adotando uma postura mais consciente e, com essa atitude, as empresas também começam a mudar seu comportamento, investindo no meio ambiente”, avaliou.
No local, além da entrega das sacolas retornáveis, foram realizadas diversas ações de educação ambiental, como a apresentação de uma peça de teatro com a Companhia Emergência Teatral, uma oficina de reciclagem e a distribuição de material informativo da campanha.
No Brasil, as pessoas consomem cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas por hora. Em todo o mundo, são 500 bilhões de unidades por ano. O objetivo da campanha “Saco é um Saco” é reduzir o uso do plástico, estimulando uma mudança de hábito nos consumidores. Além do alto custo em recursos naturais e energéticos para sua produção, o plástico causa graves problemas ambientais, como a obstrução de galerias de águas pluviais e a poluição de rios e do mar.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















