Meio ambiente
Nova ferramenta promove o turismo brasileiro no Youtube
União de mapas e vídeos é a nova estratégia do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para promover o turismo brasileiro no mundo. O canal do Brasil no Youtube, que estreou na quarta-feira (3), conta com a convergência de duas tecnologias em um mesmo canal: exibição de vídeos de destinos turísticos e a navegação no Google Maps. A ferramenta é uma parceria da Embratur com o Google e já está acessível em www.youtube.com/visitbrasil.
De início a página conta com 88 vídeos de pontos turísticos e depoimentos de celebridades e turistas que já visitaram o País, tudo disponível em 68 idiomas. Conforme dados da Demanda Turística Internacional, estudo da Fipe/Embratur, 27,6% dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil em 2008 usaram a Internet como fonte de informação para a viagem. “A Internet, em especial as redes sociais, já é a principal fonte de informações dos turistas internacionais no mundo”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.
O novo canal levou cerca de seis meses para ser produzido e foi desenvolvido para atender às necessidades dos turistas estrangeiros com interesse em visitar o Brasil.
Segundo Jeanine Pires, a promoção de turismo sai na frente com a utilização desta ferramenta. Pois o canal atende tanto o estrangeiro que já decidiu vir ao Brasil como o que ainda esta pesquisando os pontos turísticos brasileiros e pode escolher o País para conhecer.
De acordo com o diretor geral do Google Brasil, Alex Dias, o canal é a primeira integração do Google Maps e Youtube. “A Embratur nos procurou com a proposta de criar algo novo e único para o setor de turismo online e conseguimos juntos chegar a uma combinação de ferramentas do Google que se provou a plataforma interativa ideal para atender essa demanda”, relata Alex Dias, diretor geral do Google Brasil.
Investimento em propaganda - A Embratur também utiliza outras estratégias de comunicação digital na promoção do País como destino turístico no exterior. São usadas publicidades online, links patrocinados, relacionamentos via web e ampla utilização de redes sociais como Facebook, Twitter, Hi e Flickr. A Embratur acredita que, com a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 e o crescente interesse pelo Brasil, as mídias ocupem um papel estratégico na difusão de informações para o turista que virá ao Brasil antes, durante e depois do evento.
Fonte: Em Questão edição nº 994 - 04/03/2010
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















