Meio ambiente
Agência sedia reunião de representantes brasileiros no Conselho Mundial da Água
A Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a primeira reunião dos integrantes brasileiros do Conselho Mundial da Água (World Water Concil). O principal assunto discutido foi a definição de uma estratégia para fortalecer a participação do País no conselho, ampliando sua representação na entidade internacional. O encontro aconteceu na quarta-feira (28).
De acordo com o presidente da agência, Vicente Andreu, é importante que o Brasil amplie sua presença no conselho e apresente uma candidatura para sediar o Fórum Mundial de 2018. Andreu acredita que o País tem maturidade suficiente para se candidatar a sede, bem como para sugerir a criação de um organismo internacional mais voltado para o tema água no contexto das Nações Unidas.
Um dos temas levantados no encontro foi a discussão de medidas preventivas contra enchentes e zoneamento nas várzeas. O assunto é considerado urgente e provavelmente será tema das discussões do próximo Fórum.
Hoje, 400 membros de 70 países fazem parte do conselho. No primeiro Fórum, em 1997 no Marrocos, foram apenas 400 participantes. O Fórum de Istambul, no ano passado, teve a participação de quase 30 mil pessoas.
O Brasil é o único país da América do Sul a ter representação no WWC. Em toda América Latina, apenas o México possui representantes. A WWC foi criada em 1996 e, a cada três anos, organiza o Fórum Mundial da Água. A quinta edição do evento foi realizada em 2009, em Istambul, na Turquia.
Fonte:
Agência Nacional de Águas (ANA)
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















