Meio ambiente
Codevasf promove encontro de agricultores e empresas administradoras do Projeto Salitre
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promoveu nesta semana um encontro entre técnicos de empresas de agricultura e pequenos agricultores familiares que praticam cultura irrigada próximo ao município de Juazeiro, na Bahia. Os agricultores foram contemplados na primeira etapa do Projeto Salitre, que prevê a implantação de empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais, em um modelo de gestão compartilhada, no novo perímetro que será criado na região.
Os perímetros de irrigação são áreas extensas, que permitem o desenvolvimento e o plantio de várias culturas, como uva, manga, acerola e outras. O encontro foi realizado na terça-feira (4), quando os 255 agroempreendedores contemplados na primeira etapa do projeto foram apresentados aos representantes das empresas Plena e Projetec, que venceram a licitação para a administração do Projeto Salitre.
A expectativa é de que, até o final desse mês, as duas empresas que compõem o consórcio vencedor estejam instaladas na área do Salitre para início dos trabalhos.
Segundo Carlos Alberto Moreira Cavalcante, gerente regional de empreendimentos de irrigação da Codevasf em Juazeiro, “O modelo prevê também estudos de mercado e potencialidades das culturas a serem cultivadas e a análise para implantação do sistema de irrigação parcelar, pois cada lote terá seu projeto de acordo com o que será cultivado”, acrescenta o gerente regional. Para ele “este é o ponta-pé inicial para a operação do Salitre”.
O Projeto Salitre consiste na implantação de infraestrutura hidráulica para irrigar 31.305 hectares divididos em 944 lotes para pequenos produtores e 485 lotes para empresas, com construção em 5 etapas.
As obras de irrigação do projeto estão sendo executadas na margem direita do São Francisco, local onde o rio se encontra com seu afluente, o Rio Salitre, que fica nas águas abaixo da Barragem de Sobradinho e a cerca de 20km rio acima da cidade de Juazeiro.
Fonte:
Portal Brasil
Codevasf
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















