Meio ambiente
Fundo do Meio Ambiente vai investir em 10 projetos florestais
Projetos de recuperação florestal de áreas degradadas e de manejo da biodiversidade (com base no desenvolvimento comunitário) poderão ser aplicados em todo o País com a ajuda de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
O fundo vai investir R$ 3 milhões em 10 projetos que proponham iniciativas nesse sentido. As propostas devem ser enviadas por correio ou entregues no protocolo do FNMA até 9 de agosto. Além disso, para concorrer, os projetos também devem ser inseridos no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv).
Os 10 projetos serão divididos de forma igual nas cinco regiões brasileiras. Cada projeto poderá receber de R$ 200 e 300 mil e deverá ser executado no prazo de um ano.
Para o tema de recuperação florestal, os projetos devem ser voltados ao reflorestamento de áreas de nascentes onde o manancial seja usado para o abastecimento da população. As propostas devem promover a participação social na gestão dos recursos florestais e hídricos, e por isso, a educação ambiental deve fazer parte da proposta, com palestras, cartilhas e mutirões.
A segunda linha de financiamento tem como requisito o manejo da biodiversidade com base no desenvolvimento comunitário. Portanto, as iniciativas devem influenciar diretamente na geração de renda das famílias e valorizar o saber tradicional de quem vive na floresta, como as quebradeiras de coco babaçu e agricultoras familiares.
As regras e orientações para apresentação de projetos serão publicadas na página eletrônica do FNMA.
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
Saiba mais sobre biodiversidade no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















