Meio ambiente
MMA participa de debates para a Conferência do Clima na Alemanha
A partir desta segunda-feira (7), o Brasil participará de mais um encontro da Convenção do Clima das Nações Unidas, que reúne representantes de 102 países, em Bonn, na Alemanha. Nas reuniões, o País será representado pela secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Branca Americano.
Até a sexta-feira (11), a secretária participará, principalmente, das reuniões dos grupos de trabalho que debatem as ações de cooperação de longo prazo da Convenção. A representante também integra os grupos que vão discutir os compromissos do Protocolo de Quioto.
Neste grupo, a negociação é sobre o segundo período do Protocolo, com definição de novas metas, já que o primeiro período de compromisso que começou em 2008 vai até 2012. Além disso, outra expectativa é de aumentar a implementação da Convenção e conseguir um maior envolvimento dos Estados Unidos dentro da Convenção, em níveis similares a de outros países desenvolvidos que tem metas no Protocolo, como os europeus.
Para o grupo de cooperação de longo prazo ficam as negociações sobre REDD+ (redução de emissões por desmatamento e degradação incluindo a conservação e o manejo florestal) e sobre regras para as Ações de Mitigação Nacionalmente Adequadas (Namas, sigla em inglês).
O encontro é preparatório para a 16ª Conferência do Clima, que será em Cancún, no México, de 29 de novembro a 10 de dezembro. No encontro oficial, o Brasil estará focado em concluir o trabalho de Copenhague e fechar um acordo internacional forte que garanta a proteção do sistema climático.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















