Meio ambiente
Uso de rochas moídas pode diminuir uso de fertilizantes no solo, diz estudo
A utilização de rochas moídas para remineralizar o solo, a chamada rochagem, pode diminuir a dependência brasileira de fertilizantes. É o que aponta a publicação “Anais: 1º Congresso Brasileiro de Rochagem”, lançada no Ministério de Minas e Energia.
A publicação apresentada na quinta-feira (24) mostra estudos sobre o fonolito substituto do cloreto de potássio e ainda outras fontes de potássio, eficiência agronômica de fosfatos de rocha itafós, utilização da farinha de rocha na produção de fruteiras, tecnologias de aplicação, influencia de beneficiamento de rochas ornamentais, o uso sustentável, potencial de produção e um estudo sobre cada substancia que pode ser utilizada para a rochagem.
No lançamento do livro, também foram discutidos a normatização para o uso e comercialização, a visão e a importância dessa tecnologia para a agricultura e como é feito o processo de rochagem.
Também participaram do evento representantes da Petrobras, do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), entre outros.
Fonte:
Ministério de Minas e Energia
Saiba mais sobre tipos de solo no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















