Meio ambiente
ANP recebe sugestões para guia de manuseio e armazenagem de óleo diesel B
Até o próximo dia 31 de julho, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) recebe sugestões para a elaboração do Guia de Procedimentos de Manuseio e Armazenagem de Óleo Diesel B. A cartilha terá orientações sobre os procedimentos mínimos a serem dispensados no manuseio, transporte e armazenagem de óleo diesel B, como é conhecido o óleo diesel veicular acrescido de 5% de biodiesel. As sugestões para o guia devem ser enviadas para o email guiadiesel@anp.gov.br.
Representantes do Estado brasileiro, mercado e meio acadêmico participaram da elaboração de uma versão preliminar da cartilha. O guia, entretanto, não deve ser considerado o como a única fonte de informações adotada pelo mercado, sendo necessária a busca contínua das melhores práticas.
Óleo Diesel B
A introdução do biodiesel na matriz energética brasileira aconteceu em 2004. No ano seguinte, a ANP assumiu a atribuição de regular e fiscalizar as atividades relativas à produção, controle de qualidade, distribuição, revenda e comercialização do biodiesel e da mistura óleo diesel-biodiesel (BX).
Desde 1° de janeiro de 2010, todo o óleo diesel veicular comercializado ao consumidor no território nacional é do tipo B, com 5% de biodiesel. Assim como o combustível fóssil, o tipo B requer cuidados no seu manuseio de forma a garantir a manutenção da sua qualidade ao longo de toda a cadeia de abastecimento, da produção até o consumidor final.
A versão preliminar do guia está disponível para acesso no site da ANP.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















