Meio ambiente
Conselho Nacional de Recursos Hídricos quer normatizar uso eficiente da água
A nova gestão da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia (CTCT) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) quer normatizar o uso eficiente e a reutilização de água no Brasil. Segundo o novo presidente da CTCT, Sanderson Alberto Medeiros Leitão, também existem propostas nas áreas de uso sustentável da água, mudanças climáticas e saneamento básico.
De acordo com Sanderson, que é coordenador de Recursos Hídricos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o uso eficiente e o reuso da água podem ser aplicados em diversas situações, como atividades agrícolas e florestais, além do meio urbano. Cerca de 70% da água utilizada no Brasil é concentrada na agricultura. O CTCT pretende desenvolver tecnologias avançadas que proporcionem maior eficiência dos equipamentos de irrigação.
Outra preocupação do CTCT é o grande consumo de água no ambiente urbano, onde residem 80% da população brasileira. De acordo com o especialista, a grande concentração de pessoas, o desenvolvimento industrial e o aumento do poder de consumo da população tornam os mananciais de abastecimento de água nas cidades insuficientes.
A extensão territorial e a distribuição de água no Brasil também serão alvos de estudo e planejamentos por parte da CTCT. Segundo Sanderson, existem regiões com muita água e poucos habitantes e outras com grande população e pouca água. A região Norte detém 70% da água do País, mas apenas 7% da população. Já a região Nordeste, tem cerca de 30% da população e somente 3% da água. A região Sudeste detém a maior parte da população, mas com 14% da água comprometida.
O Conselho Nacional de Recursos Hídricos desenvolve suas atividades desde junho de 1998. É formado por um colegiado que desenvolve regras de mediação entre diversos usuários de água, sendo um dos responsáveis pela implementação da gestão dos recursos hídricos no Brasil.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Saiba mais sobre recursos hídricos no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















