Meio ambiente
Reunião da SBPC analisará mudanças no Código Florestal
Um grupo de cientistas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reuniu-se, na última quarta-feira (7), em São Paulo, para iniciar uma análise sobre as mudanças no Código Florestal. O tema foi escolhido em razão das controvérsias sobre a recém aprovação do código na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O objetivo é aprofundar o assunto do ponto de vista econômico, ambiental e científico.
Durante o encontro, os cientistas formaram um grupo de trabalho que vai emitir parecer sobre as modificações feitas no código. Uma nova reunião ficou marcada para a segunda quinzena do mês de agosto, quando todas as sugestões devem ser sistematizadas em documento a ser divulgado nos meios de comunicação e encaminhado aos congressistas, senadores e presidenciáveis, uma vez que a votação final do Código está prevista para depois das eleições.
Além deste documento, ficou acordado que será elaborado outro, intitulado "Código Florestal, contextualizado e comentado" para ser divulgado pela SBPC e instituições participantes com a finalidade de esclarecer à população sobre a importância das possíveis mudanças do Código Florestal relacionadas ao equilíbrio economia-sociedade-meio ambiente.
Participaram da reunião Marco Antonio Raupp (presidente da SBPC), Helena Nader e José Antônio Aleixo da Silva (vice-presidente e secretário da SBPC), Aziz Ab'saber (USP), Carlos Alfredo Joly (Unicamp), Carlos Afonso Nobre (ABL e INPE), João de Deus Medeiros (MMA), Ladislau Skorupa (Embrapa), Luiz Antônio Martinelli (Cena) e Ricardo Ribeiro Rodrigues (Esalq/USP).
Na Reunião Anual da SBPC, que será realizada em Natal, 25 a 30 de julho próximo, haverá uma mesa-redonda para discutir as mudanças do Código Florestal.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Saiba mais sobre a situação do meio ambiente no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















