Meio ambiente
Conservação da Caatinga é tema da Conferência Internacional sobre Clima
Experiências mundiais de criação de unidades de conservação (UC) para o combate à desertificação são temas de debates durante a 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas (Icid 2010), que se realiza de 16 a 20 próximos, em Fortaleza (CE). O evento reúne representantes de mais de 100 países para debaterem a desertificação.
No Brasil, 95% das áreas suscetíveis à desertificação estão na Caatinga. Bioma exclusivamente brasileiro, a Caatinga já teve quase metade de sua cobertura vegetal desmatada. Por isso, conter o desmatamento e ampliar atividades sustentáveis são focos de ações para acabar com a destruição do bioma e conter a desertificação na região.
Na terça-feira (17), o diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fábio França, fala sobre o trabalho na criação de UCs na Caatinga. A Secretaria de Biodiversidade e Florestas do MMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes e com a Ong TNC, definiu uma agenda de criação de unidades de conservação. Com critérios técnicos, foi elaborada uma agenda de criação de 20 áreas.
Ferramentas de adaptação às mudanças climáticas também serão apresentadas na mesa-redonda, assim como trabalhos desenvolvidos na Ásia e África e o panorama da desertificação nas Américas.
Na quarta-feira (18) será apresentado o painel sobre conservação e uso sustentável de espécies nativas. Na sexta-feira (20), a mesa-redonda abordará as políticas públicas para a gestão da biodiversidade nas terras secas, ferramentas para o enfrentamento da desertificação e a adaptação e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.
A Icid envolve mais de 90 países da África, Ásia e América Latina, e cerca de dois mil participantes, com a meta incluir de forma efetiva as questões relacionadas aos efeitos do aquecimento global em regiões áridas e semiáridas nas agendas de debates nacionais e internacionais.
Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia
Saiba mais sobre clima no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















