Meio ambiente
Embrapa utiliza semente de maracujá na produção de óleos naturais para cosméticos
Em parceria com entidades de pesquisa e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Embrapa Agroindústria de Alimentos abre, neste sábado (14), em Bom Jesus do Itabapoana, no norte fluminense, uma fábrica de óleos naturais que tem como matéria-prima sementes de maracujá.
O projeto, que conta com financiamento de R$ 190 mil da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj), foi desenvolvido e é coordenado pela Embrapa. A fábrica Extrair Óleos Naturais se insere em um projeto mais amplo, do Arranjo Produtivo Local do Maracujá (APL-Maracujá) no estado do Rio. “O projeto trata do aproveitamento da semente da fruta na extração do óleo, visando à fabricação de cosméticos”, explicou o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Sergio Censi, coordenador da pesquisa.
Ele disse que a extração do óleo em si não é novidade. “O que nós estamos querendo é desenvolver processos para que isso seja viável economicamente em pequenas unidades instaladas, normalmente, nas agroindústrias de suco de maracujá”. O projeto piloto no estado do Rio busca atender à demanda das agroindústrias para o aproveitamento das sementes do maracujá, consideradas atualmente como resíduos.
As sementes utilizadas na fábrica são adquiridas de indústrias de sucos e polpas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. A perspectiva é de que sejam produzidos 600 litros de óleo de semente de maracujá por dia. O óleo produzido a partir dessa matéria-prima tem propriedade hidratante e pode ser incorporado em cosméticos como shampoos, cremes e sabonetes.
A fábrica produzirá também a torta, o bagaço resultante da prensagem da semente, que poderá ser incorporada em rações para o gado leiteiro. A Universidade Estadual do Norte Fluminense trabalha ainda em um projeto que visa ao aproveitamento da casca do maracujá, rica em pectina e fibras. Os pesquisadores da instituição já chegaram a uma farinha que pode ser acrescida à dieta humana. O processamento está para ser patenteado, informou a assessoria de imprensa da Embrapa.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















