Meio ambiente
Instituto de Pesquisas da Amazônia realiza oficina sobre computação de alto desempenho
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza nesta segunda-feira (16) a oficina “Identificação de Demandas e Parcerias para Aplicação de Computação de Alto Desempenho na Amazônia”, sob a organização dos professores doutores Luis Candido e Laurindo Campos do Inpa.
O Centro de Processamento de Alto Desempenho está em fase de implantação no Inpa. O objetivo da oficina é disponibilizar um ambiente de atuação para o desenvolvimento de novas tendências computacionais, buscando contribuir com a formação da comunidade científica e empresarial.
A utilização de supercomputadores que possam auxiliar em atividades como a modelagem meteorológica ou climática ou para qualquer uma que exija processamento de dados pesado, necessitam de investimentos de alto custo. A High Performance Computing (HPC), ou computação de alto desempenho, é uma necessidade real em certos ramos da pesquisa científica, o que gera esforços para a concretização das aplicações do HPC na Amazônia.
A oficina é direcionada à usuários específicos: grupos de pesquisa, pós-graduandos, pesquisadores, universidades e instituições científicas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















