Geral
Nova onda de frio chega ao Sul e afeta temperatura no País
A semana inicia com frio intenso em toda a região Sul devido à chegada de uma massa de ar polar vinda da Argentina. De acordo com o meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, os termômetros deverão marcar temperaturas abaixo de zero em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul até a próxima quarta feira (4), com temperaturas variando de três graus negativos a 15 graus positivos.
A massa de ar polar que chegou ao Sul deve afetar a temperatura em quase todo o País, avançando pelo Sudeste e provocando chuva no norte do Paraná e sul de São Paulo. A frente fria afeta o clima também no Acre, Roraima, sudeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. Uma forte área de instabilidade continua atuando no Amazonas e Roraima.
No Centro-Oeste a temperatura permanece baixa, com possibilidades de chuvas rápidas no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas do estado, céu fica nublado e a temperatura em queda. Já no Mato Grosso, embora também com muitas nuvens no céu, o sol aparece em alguns momentos.
O ar seco continua seco e há muito sol nas demais áreas de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Região Sul
No Sul, esta poderá ser a segunda maior onda de frio do ano, se as previsões estiverem corretas. A primeira foi entre 13 e 16 de julho, quando o estado teve quatro dias de temperaturas que chegaram a - 4,9 graus abaixo de zero em Cambará do Sul.
“Nesta segunda-feira (2), as mais baixas temperaturas foram registradas em Cambará do Sul (RS) -2,7 graus Celsius (ºC), em São Joaquim (SC) -2,5 ºC e no município paranaense de General Carneiro onde a mínima ficou em 2,1 ºC”, disse o meteorologista. Segundo Flávio, o Inmet registrou a ocorrência de geadas nessa madrugada em 15 estações meteorológicas da região Sul.
Não há previsão de chuvas fortes para as próximas horas. No oeste de Santa Catarina deve chover moderadamente.
A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que nesta segunda-feira, no Paraná, as chuvas ocorram especialmente na região central e norte. Já no leste a instabilidade fica elevada por conta dos ventos úmidos que chegam do oceano, garantindo um dia de céu encoberto e chuvas fracas a qualquer hora do dia.
No Nordeste a umidade permanece alta, com sol, mas há pancadas de chuva rápidas, com intensidade moderada no sul, leste e litoral da Bahia e no litoral e na zona da mata (Sergipe e Rio Grande do Norte). No Maranhão, nublado com chuvas rápidas no noroeste do estado. Os outros estados da região têm dia de sol claro, sem chuva.
Para assistir o vídeo com a previsão do tempo em todo o País nesta segunda-feira (02), clique aqui.
Fonte:
Agência Brasil
CPTec/Inpe
Inmet
Saiba mais sobre meteorologia no Portal Brasil.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















