Meio ambiente
Especialistas apresentam programa para monitoramento de pinguins em workshop
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres (Cemave), vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza até esta sexta-feira (29), em Iperó (SP), o workshop Monitoramento de Pinguim-de-magalhães no Litoral Brasileiro. O evento, realizado na Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), começou na terça (26).
Participam do encontro 32 especialistas em pesquisa, resgate, reabilitação, soltura e acompanhamento da espécie. Ao final, eles vão apresentar um programa de monitoramento para o pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) nas áreas abrangidas por unidades de conservação federais. A ideia é que se integrem diferentes instituições que realizam trabalhos e pesquisas com a espécie no Brasil com as equipes de gestores das unidades de conservação e do Cemave.
Outra proposta é a implementação de uma rede de monitoramento, seguindo protocolos padronizados para as atividades de resgate, reabilitação, destinação e marcação do pinguim-de-magalhães, bem como a construção de um banco de dados sobre a espécie no litoral brasileiro, incluindo registros de ocorrência, estimativas da população em cativeiro e dados de anilhamentos e recuperações.
Os participantes do evento se dividiram em grupos de trabalho por tema com o objetivo de detalhar melhor os problemas e definir as metas a serem incluídas no Programa Nacional de Monitoramento de Pinguim-de-magalhães.
Fonte:
Instituto Chico Mendes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















