Meio ambiente
Espécie em extinção é tema de encontro em Florianópolis
Entre os dias 22 e 24 de outubro, Florianópolis (SC) sedia o VII Workshop para Coordenação de Pesquisa e Conservação de Pontoporia blainvillei, espécie popularmente conhecida como toninha, boto-cachimbo, boto-amarelo, franciscana ou golfinho-do-prata. O objetivo do encontro é organizar ações de pesquisa e gestão e estabelecer medidas de manejo para a conservação da espécie, que corre risco de extinção.
O evento conta com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Cetacean Society International (CSI), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos na Região dos Lagos (Gemm-Lagos), Zoomarine Italia e Yaqu Pacha. O Centro Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) compõe o Comitê Organizador.
O encontro antecede a XIV Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul e reúne pesquisadores, gestores e outros interessados no tema de instituições do Brasil, Uruguai e Argentina.
Neste ano, o workshop pretende discutir pontos centrais como atualização e integração de informações de pesquisas e ações para conservação da toninha; elaboração de atividades que promovam a educação ambiental e divulgação da espécie em sua área de ocorrência; entre outros.Também deverá ser retomada a ideia de estruturação do Consórcio Franciscana, proposto originalmente em Montevidéu em 2008.
Durante o workshop, também será apresentado o Plano de Ação Nacional para Conservação da Toninha. Ainda ocorrerão discussões dos temas e elaboração da lista de prioridades de pesquisa e ações para o próximo período, de dois a quatro anos.
Fonte:
Instituto Chico Mendes
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















