Meio ambiente
Mudanças do clima
A Mudança Global do Clima é um tema desafiador para toda a sociedade e em especial para os líderes mundiais que devem encontrar soluções conjuntas e urgentes para evitar o aquecimento do planeta em níveis perigosos e irreversíveis para a humanidade.
Os dados inequívocos dos cientistas sobre a elevação da temperatura do planeta e os efeitos das mudanças climáticas sobre o meio ambiente, a agricultura, a saúde humana, entre outros setores, nos levam a pensar no conceito de sociedade de risco. Essa ideia levanta a questão dos limites do desenvolvimento e impele o mundo todo a rediscutir os padrões de responsabilidade, segurança, controle e consequências dos danos causados pela economia tradicional para a sociedade e o meio ambiente.
Além dos desastres naturais, que podem ser relacionados às mudanças do clima, outro importante sinal de alerta foi feito com o anúncio, em fevereiro de 2007, do quarto Relatório de Avaliação das Mudanças Climáticas do planeta, do Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima (IPCC). O estudo contempla 577 trabalhos científicos, que descrevem cerca de 80 mil séries de dados, que mostram modificações significativas como recuo de geleiras, alterações de volumes de água em rios, lagos e oceanos. Assim como mudança no comportamento de peixes, aves, mamíferos e outras espécies animais e vegetais.
A partir desses importantes dados, os cientistas afirmam que a mudança climática é um fenômeno em curso e que há mais de 90% de certeza científica de que é intensificada pelas atividades humanas, sobretudo pelo uso de combustíveis fósseis e mudanças do uso do solo.
Segundo o IPCC, a temperatura média no planeta subiu cerca de 0,7ºC ao longo do século 20, assim como esse aquecimento vem ocorrendo de maneira mais rápida nos últimos 25 anos. A temperatura subiu em velocidade quatro vezes maior do que a média desde 1850.
Assim, diversos cenários de impactos das mudanças do clima são traçados por meio de uma infinidade de estudos ao redor do mundo, seja na área econômica, social ou ambiental.
Portanto, agora o mundo vive o desafio de provocar transformações estruturais em seu padrão de desenvolvimento, produção e consumo.
Por isso, as decisões que saírem da 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 16) podem representar um avanço histórico para a efetivação de um acordo internacional que contemple compromissos ambiciosos de redução das emissões dos gases que contribuem para o aquecimento do Planeta.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















