Meio ambiente
Baixo São Francisco ganha centro de referência em revitalização
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inauguraram, em Penedo (AL), o Centro Integrado de Referência para a Revitalização da Bacia Hidrográfica do Baixo São Francisco, o maior e mais bem equipado do Programa Nacional de Revitalização de Bacias. O local, prédio do século XVII restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no centro histórico da cidade, passa a centralizar as ações e informações da revitalização regional.
As instalações abrigam salas verdes, educação ambiental, agência do Comitê de Bacia, projetos de recuperação de áreas degradadas e gestão do zoneamento ecológico-econômico. A infraestrutura inaugurada na sexta-feira (10) terá, de acordo com o coordenador do MMA para a revitalização, Renato Ferreira, condições de atender não só aos setores do estado e da sociedade envolvidos com a implantação e gestão da revitalização, ONGs, movimentos comunitários e pesquisadores da Ufal, como também aos demais programas que vem desenvolvendo ações junto às populações dos municípios ao longo do São Francisco.
Em 2010, os investimentos na recuperação do rio São Francisco, da nascente à foz, já atingiram a cifra de R$ 4,6 bi. Mais de 2 bilhões foram aplicados na coleta e tratamento de esgoto em municípios às margens do rio, uma das principais causas da poluição das águas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















