Meio ambiente
Ibama traça plano com 1.300 operações de fiscalização em 2011
O Ibama divulgou que realizará, ao longo do próximo ano, 1.300 operações de fiscalização para combater ilícitos ambientais como desmatamento ilegal, biopirataria, pesca predatória, queimadas não autorizadas, tráfico de animais e degradação de áreas com o plantio de organismos geneticamente modificados.
O local e a data de cada operação estão previstos no Plano Nacional de Proteção Ambiental (PNAPA 2011), planejado pelos chefes e coordenadores de todos as unidades do instituo no País. Mesmo com a agenda pronta, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, prometeu surpresas no plano. “Aqueles que pensam que o Ibama só combate o desmatamento ilegal vão se surpreender. As novas frentes qualitativas da ação da fiscalização farão a diferença em 2011”, afirmou.
No planejamento da fiscalização para o próximo ano, o Ibama ampliou seu leque de operações de 800 para 1.300, dentro do mesmo escopo orçamentário de 2010 e contando com a mesma estrutura logística. “Isto significa um acréscimo de produtividade na ação do instituto”, definiu o diretor de Proteção Ambiental, Luciano Evaristo. As operações de fiscalização do Ibama já começam em janeiro.
Segundo o Ibama, o instituto atuará firmemente contra a biopirataria e haverá também operações na área de biossegurança. O PNAPA também prevê a realização de operações de caráter nacional e de grande vulto para combater os ilícitos ambientais e o uso de inteligência para identificar os responsáveis.
Fonte:
Ibama
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















