Meio ambiente
Campanha da Fraternidade 2011 discute mudanças climáticas
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira (9) a Campanha da Fraternidade 2011. Este ano, o tema é Fraternidade e a Vida no Planeta. O objetivo é contribuir para a conscientização sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas.
A expectativa, de acordo com a CNBB, é motivar as pessoas a participar de debates e de ações que visam a enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Realizada em todas as dioceses do Brasil, a Campanha da Fraternidade foi criada em 1964. Este é o quarto tema relacionado à preservação do meio ambiente – em 1979, o tema foi Preserve o Que É de Todos; em 2004, Água, Fonte de Vida; e, em 2007, Vida e Missão Neste Chão.
Petrópolis
A cidade de Petrópolis, uma das atingidas pelas chuvas de janeiro deste ano, na região serrana fluminense, abrirá a Campanha da Fraternidade deste ano com uma missa marcada para as 19h desta quarta-feira (9). A Diocese de Petrópolis disse, em nota, que a campanha deste ano (que tem como tema as mudanças climáticas) servirá para que a população reflita sobre a destruição do meio ambiente e a ocupação urbana desordenada das cidades.
A ocupação desordenada do solo é apontada por especialistas como um dos motivos que levaram às mais de 900 mortes na região serrana depois das enxurradas causadas pelas fortes chuvas no início do ano. Apenas a cidade de Petrópolis contabilizou mais de 70 mortos.
“Quando tive a oportunidade de celebrar [missa] nos locais atingidos pela chuva de 12 de janeiro, sempre lembrei as graves faltas na ocupação das encostas, a falta de planejamento urbano e de políticas públicas neste sentido, em particular, aos mais pobres”, disse o bispo da cidade, dom Filippo Santoro, em nota.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















