Meio ambiente
Municípios aprendem a combater desmatamento
Os 43 municípios que fazem parte da Operação Arco Verde - criada para desenvolver políticas públicas e ações para a ocupação racional do território nos municípios responsáveis por 55% do desmatamento na Amazônia - vão receber treinamentos para a gestão ambiental e combate ao desmatamento.
Os cursos serão realizados em cidades dos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia e são divididos em cinco módulos: valor da floresta em pé; planejamento territorial voltado ao cumprimento do marco legal; construção dos instrumentos institucionais para a gestão ambiental do território; descentralização da gestão ambiental e oficina de projetos voltados aos planos municipais de combate ao desmatamento). Os módulos terão carga horária de 40 horas, e participarão técnicos dos municípios e da sociedade civil organizada.
Para o coordenador-geral de Operações do Sipam Fernando Campagnoli, a capacitação representa um marco no combate ao desmatamento. “O Estado brasileiro proporciona para o município subsídios para a sua gestão territorial e ambiental, por meio da formação de seus técnicos municipais que atuam com as questões ambientais e da própria sociedade civil, que deterá um conhecimento que será multiplicado regionalmente e orientará as políticas territoriais municipais futuras”, explica.
As cidades que receberão os cursos são Cumarú, Marabá, Altamira , todas no Pará, além de Juína, Alta Floresta e Confresa em Mato Grosso. Também vai receber o curso a cidade de Porto Velho (Rondônia). Os cursos são promovidos pelo Ministério da Defesa, por meio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















