Geral
Pesquisa registra 29 espécies de mamíferos no Parque Nacional da Serra da Bocaina
O Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, concluiu um levantamento sobre os mamíferos de médio e grande porte do interior e entorno da unidade, incluindo o Parque Estadual da Serra do Mar (núcleos Cunha, Santa Virgínia e Picinguaba) e a Reserva Ecológica da Juatinga.
No total, foram registradas 29 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte. Entre as espécies encontradas, 13 fazem parte de listas oficiais de espécies da fauna ameaçada de extinção: muriqui, sagui-da-serra-escuro, bugio, gato-do- mato-pequeno, gato-maracajá, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, anta, veado-mateiro, queixada, cateto e paca. Os registros de onça-pintada e anta foram apenas no Parque Estadual da Serra do Mar.
Os pesquisadores acreditam que a ausência desses dois mamíferos na Serra da Bocaina seja consequencia da maior pressão de caça ilegal, além da perda, degradação e fragmentação de habitats no interior da unidade.
Apesar isso, segundo o ICMBio, o Parque Nacional da Serra da Bocaina apresentou uma riqueza elevada de mamíferos silvestres de médio e grande porte, quando comparada com outras áreas na Mata Atlântica. Também chamou a atenção dos pesquisadores a presença do sagüi-de-tufos-brancos, também conhecido como sagüi-do-nordeste, que não é da região e atua como espécie invasora, competindo com as nativas.
Fonte:
ICMBio
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















